Originários da América do Sul, família dos caracídeos, muito sociaveis, atingem 5,5 cm de comprimento e necessitam de água de 22ºC a 26ºC e ph 6,8 a 7,5.
Com as duas listas pretas num corpo prateado em forma de disco, este peixe e excepcionalmente atraente. A coloração negra desvanece-se muito rapidamente quando o peixe está desadaptado mas volta ao normal em algumas horas.
A coloração é sempre mais forte nos peixes jovens e atenua-se suavemente à medida que envelhecem. A viúva é conhecida há muitos anos e é muito popular, nadando orgulhosamente pelo aquário com as barbatanas erguidas. A reprodução pode conseguir-se muito facilmente, mas é necessário um aquário separado, pois tal como os outros tetras, são ávidos comedores de ovos. As fêmeas são bastante fáceis de distinguir, pois são ligeiramente mais alongadas e, quando cheias de ovos, de corpo bastante roliço.
As viúvas atingem a maturidade sexual aproximadamente aos dois anos de idade. Eles desovam em água a 78 graus F. Um tanque separado, com bastante plantas e pelo menos 50 litros de água é recomendado. De forma similar à maioria dos caracídeos, as viuvas desovam no meio das plantas em intervalos, os ovos são fertilizados durante a postura. Esses peixes normalmente comem os próprios ovos, de modo que os pais devem ser removidos do tanque após a desova. Os recém nascidos são fáceis de serem criados, pois se alimentam bem em comida especial para peixes recém nascidos, e até mesmo comida em pó para peixes.
Alimentação
Aceitarão todo o tipo de alimentos, mas dão-se muito melhor com uma larga variedade de comida seca e congelada. Tubifex, bloodworms e glasworms também serão recebidos de bom grado e devem ser dados regularmente. Dáfnia uma ou duas vezes por semana também lhes fará bem.