O caracol assassino (Clea helena) é caracol de água doce que é muito procurada no comércio do aquário por sua capacidade de predar caracóis pragas. Eles são encontrados em grande parte da Ásia do Sudeste, e são nativas para a Tailândia, Malásia e Indonésia. Necessita de um pH entre 6,5 e 7,5 e agua no mínimo moderadamente dura. Já a temperatura pode ir dos 18ºC aos 25ºC. Chegam ao tamanho máximo de 7,5cm.
Habitam principalmente pequenos corpos de água, e são mais frequentemente encontrados em lagoas ou cursos de água. Eles preferem locais com substrato arenoso ou lamacento, e essas condições devem ser reproduzida, tanto quanto possível no aquário em casa.
Os caracóis assassinos dão-se particularmente bem em cativeiro, e podem crescer até 7,5cm de comprimento. A média de vida é de cerca de dois anos, embora eles possam facilmente ultrapassar essa idade em um aquário bem conservado.
Os caracóis assassinos realmente só prosperam em aquários maduros, e que tenham no mínimo 110 litros. À primeira vista, isso pode parecer um tamanho do tanque demasiado grande para um pequeno caracol tal, mas deve-se notar que eles não respiram ar como a maioria dos outros caracóis do aquário. Por isso, eles são muito sensíveis à qualidade da água.
O aquário deve ter um substrato macio que lhes permita enterrar. A areia é geralmente a melhor escolha, mas existem inúmeros outros substratos no mercado que também funcionam. Os adultos gastam muito do seu tempo no substrato, e é assim que muitas vezes fazem emboscadas aos outros caracóis. Tendo em conta que não têm interesse em plantas aquáticas, são seguros em qualquer aquário plantado. Na verdade, muitas pessoas mantêm estes caracóis em tanques plantados para lidar com quaisquer caracóis pragas indesejáveis que podem ser introduzidas acidentalmente.
Uma palavra de cautela embora – tem havido inúmeros relatos de assassino caracóis quem comem ovas de peixe. Assim, eles não devem ser mantidos em tanques de criação, a menos que sejam peixes ovovivíparos.
A dieta natural de um caracol assassino é composta principalmente de outras espécies de caracóis e vermes, embora eles também sejam oportunistas. Eles vão comer quase tudo o que podem eliminar, e isso inclui peixes em decomposição e outros pequenos invertebrados.
Devido à sua dieta variada, elas são muito fáceis de alimentar no aquário em casa. Se existe uma população significativa de caracóis no seu tanque, não há necessidade para alimentá-los a todos. No entanto, se não houver caracóis para que eles comem, então eles devem ser alimentados com um alimento de alto teor de proteína. Alguns aquariofilistas alimentam-nos com vermes de sangue congelados, ou camarão de água salgada, mas qualquer alimento que afunde vai servir. As melhores escolhas são ou Wardley Pellets camarão , ou Hikari Algas Wafers (apenas certifique-se que eles não são spirulina), e, geralmente, você pode simplesmente escolher qualquer alimento que é mais adequado para os peixes que compartilham o aquário com eles.
Os caracóis assassinos têm machos e fêmeas definidas, e não são hermafroditas como muitos outros caracóis. É quase impossível saber o sexo destes caracóis, por isso, se você está planeando reproduzir, deve introduzir um mínimo de seis indivíduos de assegurar uma combinação adequada dos sexos.
Quando eles começam a copular, vão ficar juntos por aproximadamente 12 horas. Depois disso a fêmea irá então depositar vários ovos individuais. Os ovos são muitas vezes depositado em plantas ou troncos, embora você também pode vê-los em ornamentos, ou mesmo o vidro do aquário. Eles são aproximadamente de forma quadrada, com um saco castanho no centro.
Os ovos eclodem geralmente após algumas semanas (geralmente entre 3-8 semanas), embora a quantidade de minerais na água podem influenciar o tempo de incubação. Uma vez chocado, os juvenis vão enterrar-se no substrato, e raramente são vistos novamente até atingirem a maturidade. Esta maturidade é geralmente alcançada depois de cerca de seis meses, e neste momento, que eles vão surgir a partir do substrato de forma mais regular.
Reproduzem-se muito lentamente para um caracol, e assim raramente se tornam uma praga por conta própria. No entanto, eles podem ser difíceis de remover completamente a partir de um aquário, visto que gastam muito do seu tempo enterrado no substrato.
São predados por ciclídeos maiores, ou qualquer um dos peixes que habitualmente comem caracois. Embora sejam protegidos por um opérculo, muitas vezes eles vão-se ferindo e stressando com os ataques constantes de um peixe. Se os ataques continuam, eles vão morrer, ou ter uma vida útil muito mais curta.
Qualquer outro caracol que é mantido com um caracol assassino está em risco. Embora caracóis grandes como caracóis maçã estejam geralmente seguros, não é impossível para os caracóis assassinos atacarem em grupo e devorá-los.