Pode ser chamado de camarão da madeira, camarão bamboo, camarão filtro asiático. Chegam a atingir os 12 cm de comprimento e necessitam de água entre os 24ºC e os 28ºC, e pH entre 6.0 e 7.5 e 8º a 10º dH.

Além da diferença de tamanho (os machos são geralmente maiores), o sexo pode ser determinado pelo tamanho das pernas. Enquanto as fêmeas têm três pares sensivelmente do mesmo tamanho, o par da frente dos machos é muito mais que os dois que ficam atrás.

atyopsis-moluccensis1Não é muito conhecido o processo reprodutivo destes camarões além do facto de que necessitam de água salobra na fase larvar. Praticamente todos os que encontramos nas lojas são capturados na natureza.

A sua alimentação não é difícil uma vez que se alimentam a filtrar a água do aquário. Desde que haja um pouco de corrente e partículas em suspensão na água ele alimenta-se. Não se deve deixar a água do aquário muito limpa pois podem morrer á fome. Também podem ser alimentados com flocos em pó lançados na corrente. Caso dividam o aquário com camarões Amano, as fêmeas vão fornecendo larvas que os camarões da madeira consomem de bom grado. Um rácio de 9 fêmeas de camarões Amano para 3 camarões da madeira adultos parecem evitar que estes vão ao chão do aquário se este estiver muito limpo.

604px-bamboo3

Preferem aquários plantados, com partículas em suspensão. Frequentemente posicionam-se na saída de água dos filtros para aproveitar a corrente. A eclise ocorre, dependendo da alimentação, idade e factores ambientais, uma vez por mês. Durante este período esconde-se pois a casca ainda tem que endurecer, e nesta altura está vulnerável.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here