As hassemanias são caracídeos originários da America do Sul, necessitam de água entre os 22ºC e os 26ºC e o pH entre os 6,8 e os 7,5. Atingem um comprimento máximo de 5 cm.
As hassemanias machos possuem uma cor ligeiramente mais intensa do que as fêmeas, com um tom bronze, uma linha negra na parte de trás do corpo e as pontas das barbatanas brancas. De corpo alongado, estes peixes são nadadores velozes e ficam especialmente atraentes em pequenos cardumes. Dão-se melhor num aquário cheio de plantas densas, com uma zona de clareira central a frente. São peixes muito pacíficos mas são muito curiosos relativamente as novas adições ao aquário, que provavelmente molestarão inofensivamente.
As hassemanias aceitarão todo o tipo de alimentos, mas preferem a «carne», como bloodworms e tubifex. Comerão mesmo pequenas aparas de coração de vaca ralado. Estão sempre entre os primeiros a chegar a comida, portanto certifique-se de que deita o suficiente para os peixes de fundo. Tenha cuidado para não dar de mais.