Originários da Índia, os zebras são um dos peixes mais robustos e mais socializeis para manter em aquário. Ideais para aquários novos pela sua adaptabilidade, preferem temperaturas entre os 22º e os 26º e pH de 6,8 a 7,5. Extremamente pacíficos adaptam-se bem em aquários comunitários e bons para aquariofilistas inexperientes pois são também extremamente prolíficos. Ambos os sexos chegam a um tamanho máximo de 5cm e teem faixas douradas e azuis ao longo do corpo e da cauda embora as fêmeas apresentem um corpo mais roliço.

 

Alimentam-se de todos os tipos de comida, viva ou congelada, ou em flocos. Nadam em todos os níveis do aquário e são sempre dos primeiros a chegar á comida.

Para reproduzir os zebras deve-se utilizar um aquário de 30 a 40 litros com temperatura de 22º a 24º. No fundo deve-se colocar uma camada de cascalho grosso ou berlindes para proteger os ovos. O nível da água deve estar entre os 12 e os 15 cm. A desova acontece normalmente, a fêmea libera os ovos que são imediatamente fecundados pelo macho. Os ovos se depositam então no fundo do aquário e ficam protegidos pelo substrato. Após a desova, o casal deve ser retirado do aquário. Dentro de aproximadamente 48 horas os ovos eclodem. Os alevins nascem muito pequenos e deverão ser alimentados com gema de ovo cozida, dáfnias, infusórios e náuplios de artêmia.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here