O olho de fogo (Hemigrammus ocellifer), é um peixe originário da América do Sul, que atinge cerca de 5 cm no máximo, e que vai buscar o nome à cor viva vermelha da metade superior do seu olho. Têm também uma linha preta que segue desde a barbatana dorsal até à barbatana caudal, terminando aqui numa mancha dourada. O seu corpo é semitranslúcido, e as barbatanas transparentes à excepção das peitorais e anal, que possuem branco nos raios anteriores. Tanto os machos como as fêmeas têm um corpo volumoso, mas os machos são mais esguios. astyanax-bimaculatus

O pH deve andar entre os 6 – 8. O dH até aos 18º e a temperatura entre os 22ºC e os 26 ºC.

Devem ser mantidos em cardumes de pelo menos 6 indivíduos, com muitas plantas (flutuantes também para cortar um pouco a luz), e com esconderijos. A melhor coloração desta espécie é obtida com um substrato e um fundo escuro no aquário.

Aceita todo o tipo de alimentos, mas são lentos a comer. Assegure-se que há comida suficiente para eles.

head_and_tail_light_tetra_care

É relativamente fácil de reproduzir, usando um pequeno aquário plantado com água ligeiramente ácida (6,5 – 7 ) e a temperatura perto dos 26 ºC. Quando a luz solar de manhã atingir o aquário a postura deve começar e podem ser entre 200 a 1000 ovos. Os pais devem ser removidos deste aquário assim que a postura terminar e os ovos, que entretanto vão estar espalhados por todo o aquário, vão eclodir em 24 horas.

Os alevins só precisam ser alimentados quando começam a nadar, e pode-se utilizar para este efeito artémia recém eclodida ou comida seca em pó para peixes ovíparos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here