O Arcocentrus nigrofasciatus ou Amatitlania nigrofasciata, é sem dúvida um dos ciclídeos mais fascinantes e um dos mais fáceis de manter e reproduzir em cativeiro. É também encontrado numa variedade branca não albina. São  relativamente agressivos para outras espécies e muito territoriais na altura da reprodução.

Não têm grandes exigências podendo ser mantidos numa grande variedade de habitats. Um aquário com algumas rochas e ou alguns troncos será o suficiente.

A reprodução é muito fácil. A fêmea é mais pequena que o macho, e normalmente têm umas manchas coloridas, alaranjadas e/ou azuladas no abdómen. Quando um casal se forma, procuram um sitio protegido para desovar, limpam-no e colocam entre 50 e 200 ovos. Nesta altura é conveniente se possível deixá-los sozinhos no aquário. Cerca de três dias depois nascem os alevins que são guardados pelos pais. Ao fim de dois dias de nascerem os alevins podem ser alimentados com comida seca pulverizada.

Não são nada esquisitos com a alimentação e comem tudo o que se lhes puser à disposição: comida seca em flocos, em grãos ou comida congelada.

[tube]https://www.youtube.com/watch?v=oeMMd6pbTSk[/tube]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here