Os tritões de ventre de fogo são pequenos animais de cor preta, podem mudar de cor para um cinzento escuro, embora este mecanismo que provoca estas mudanças de cor ainda não foi completamente compreendido. A extremidade da cauda é ligeiramente arredondada (ao contrário dos pyrrhogaster) e a barriga possui manchas vermelhas ou alaranjadas, facto este que lhe dá o nome. O tamanho adulto está entre os 6 e os 10 centímetros.  Têm uma pele, quando comparados com outros cynops, relativamente lisa. Podem ter, ou não uma lista dorsal de cor alaranjada.

Quanto ao dimorfismo sexual, o facto mais evidente é que os machos têm uma forma de corpo mais quadrada que as fêmeas, que são mais arredondadas. Os machos têm ainda a cauda mais curta. Como é usual os machos na altura da reprodução ficam com uma cloaca maior.

São animais pacíficos que convivem bem em grupo não havendo grandes problemas com a co-habitação. Quando as condições são adversas (qualidade da água, stress, temperaturas inadequadas, muita corrente, …) , costumam abandonar a água embora por vezes o façam sem motivo aparente. O seu habitat natural consiste em poças de água frias e paradas com um fundo enlameado e desprovido de rochas.

Relativamente ao acondicionamento em cativeiro, podemos dizer que são possivelmente os melhores caudatas para iniciados e não só, já que são muito tolerantes. Pode-se construir um habitatpara um pequeno grupo (4 ou 5 individuos) num aquário de 40 litros. Pode-se plantar o aquário com elodea ou com plantas flutuantes. Caso se queira tentar a reprodução poderá utilizar-se a elodea. Além do facto de ser uma das preferidas para a desova, também ajuda na manutenção da qualidade da água.

Deverá existir também uma zona emersa para poderem sair da água. Pode-se utilizar rochas, troncos ou plantas. Deve utilizar-se um filtro com um baixo fluxo ou caso não exista filtro deve ter-se em atenção a qualidade da água.

Este animal não está listado no livro vermelho do IUCN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here