O peixe-gato de vidro , Kryptopterus bicirrhis, é um animal transparente dulcícola .Ele pode chegar até 15 cm na natureza, mas usualmente no aquário não passam de 10cm.
Nativos do Sudeste Asiático, estes peixes-gato preferem tanques com áreas abertas para nadar, corrente moderada, e áreas plantadas. Peixes-gato de vidro são muito sensíveis com a qualidade da água e o pH. O pH deve ficar entre 6.8 e 7.5. A temperatura deve estar entre os 22ºC e os 26ºC
Uma vez instalado e ambientado, este peixe é robusto e fácil de cuidar. São peixes tímidos e geralmente escondem-se debaixo de plantas de folhas largas, em vez de nadarem livremente pelo aquário. Mantê-los num cardume de 6 ou mais elementos ajuda-os a sentir-se seguros. Como o nome sugere, pode ver através do seu corpo.
Têm dois barbilhões tipo pêlos a meio do corpo, que usam como sensores. Não possuem barbatana dorsal tradicional, pois a deles é constituída por um só raio.
Aceita todo o tipo de alimentos, mas prefere uma vasta variedade de alimentos em flocos, congelados, vivos e um suplemento ocasional de larvas de mosquito preto.