Site icon esferanimal.com

Auratus – Melanochromis auratus

O auratus, Melanochromis auratus, é um ciclídeo originário do lago Malawi, particularmente de Jalo Reef ao longo da costa sudoeste até Crocodile Rocks.

Requer uma água com a temperatura de 23ºC a 28ºC e um pH ligeiramente básico, de 7.8 a 8.6. Kh: 4 a 8º. Como quase todos os mbunas são agressivos, particularmente intra-espécie, só se devendo manter um macho no aquário se este não tiver pelo menos 150 cm.

Embora seja um dos ciclídeos africanos mais frequentemente encontrados nas lojas da especialidade não é propriamente um peixe para iniciantes. O problema é que se trata talvez do mbuna mais agressivo. Especialmente os machos adultos.

Deve ser evitada a mistura com outros membros da família Melanochromis devido às visíveis semelhanças entre machos, que se vêem como potencial ameaça e potencia a agressividade, bem como do risco de hibridação. Também não devem ser mantidos com Mbunas mais pacíficos pois podem ser muito agressivos para os mesmos.

Na natureza alimenta-se especialmente de “aufwuchs”, que é uma camada de biomassa constituída basicamente por algas e pequenos microorganismos, que se forma nas rochas e também de pequenos peixes e invertebrados. Em cativeiro devem ser alimentados com comida para ciclídeos omnívoros e sempre que possível deve ser-lhes fornecido um suplemento vegetal, para que mantenham as cores vivas que lhes são normalmente características. Caso comessem a ficar com cores mortiças acastanhadas deve ser fornecido alimento vegetal para recuperarem as cores normais.

Auratus variedade albina.

As diferenças entre machos e fêmeas só se começam a notar entre os seis e os nove meses, altura em que os machos começam a ter a coloração típica preta azulada com baixas horizontais brancas, ficando as fêmeas com a mesma coloração dos juvenis, amarelas com baixas horizontais pretas e brancas.

Alem disto os machos tendem a crescer mais que as fêmeas, atingindo os 11 cm, enquanto as fêmeas costumam ficar pelos 8 cm. 

Na altura da reprodução os machos cortejam vigorosamente  as fêmeas, sendo necessário manter varias fêmeas com um macho para que estes não as persigam muito. As fêmeas devem também ter disponíveis vários esconderijos para que se possam esconder dos machos.  Isto é particularmente importante depois do acasalamento uma vez que são as fêmeas que carregam os ovos e os alevins depois de nascerem na boca, uma vez que os machos não desistem de as perseguir.  Como muitos outros ciclídeos do Lago Malawi, os auratus são incubadores bocais e as fêmeas carregam os ovos durante 10 dias e os alevins depois de nascerem cerca de mais 12 dias. As crias são relativamente grandes e crescem depressa, atingindo cerca de 2,5 cm em três meses. Dependendo do tamanho da fêmea é de esperar entre 15 a 30 alevins em cada ciclo de reprodução. Quando ficam livres da boca da mãe, são autónomos e perfeitamente capazes de procurar comida sozinhos.

[tube]https://www.youtube.com/watch?v=0MkqRr9mWJI[/tube]

Exit mobile version